segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A criação do mundo


( Pintura de Edson Campos )

Houve um tempo em que a luz da aurora amanhecia sempre azul.

Houve um lugar em que o arco-íris nascia nas cascatas e descia o rio, por entre nenúfares e pirilampos.

Mas tudo isso foi há muito, muito tempo atrás… e num lugar já de todos esquecido.

Chamavam-lhe o paraíso.

O paraíso era povoado por muitas espécies de seres, vegetais e animais. Os céus fervilhavam com o grito dos pássaros, a terra coloria-se de répteis e mamíferos, as águas dos rios transbordavam de peixes e pedras falantes.

Sim.. pedras falantes.

Naquele tempo e lugar distantes… todos os seres vivos tinham a capacidade de falar e de ser ouvidos, numa linguagem universal comum a todos.

Árvores de fruto, arbustos, flores e trevos de quatro folhas, planícies imensas cobertas de lençóis coloridos, numa eterna primavera.

O jovem pavão abriu o seu leque majestoso, exibindo as penas multicores para a companheira.

- Vens comigo?

Ela estremeceu, as penas brancas encolhidas num frémito de temor mal disfarçado.

- Tenho medo… tenho muito medo…

O jovem pavão esticou-se ainda mais, parecendo maior.

- Medo? Medo de quê? Nós podemos voar… para isso temos asas… nós podemos voar…

- Mas… - e a voz da companheira tremia – tu ouviste o Criador… e Ele foi bem explícito… não podemos voar…

- Claro que podemos… tu não entendeste bem… Ele disse que não devemos voar, porque é perigoso, porque nos podemos magoar, etc, etc… só isso…

- Não, não… não foi isso que Ele disse. Eu ouvi bem… se tentarmos voar, cairá um castigo enorme sobre nós, seremos transformados numa coisa qualquer que Ele disse o nome mas que agora nem recordo… e que deixaríamos de falar…. Tu consegues imaginar isso, deixar de falar? Seria horrível…

- Pompilia, minha querida… não tenhas medo… isso é tudo uma invenção do Criador…. cheio de boas intenções, claro… mas não passa de uma invenção…

- Não, Pompeu… Ele falou muito a sério… eu senti aquela voz muito séria mesmo…

Pompeu, o pavão, já estava decidido… e nem a companheira o faria mudar de opinião. Afinal de contas… porquê ter asas sem poder voar? Quantas vezes não erguera já ele os olhos ao céu, morrendo de inveja de todos os pássaros esvoaçantes? Quantas vezes não abrira já as asas… sentindo que com um pouco, só um pouco de esforço…. Poderia voar? E só porque o Criador dissera “ Não “… não poderia voar? Onde estava a justiça de semelhante decisão? Não teria ele os mesmos direitos de todas as outras aves, não era ele próprio uma ave? Pois então… se era… deveria poder voar.

Pompilia, a companheira, observava-o de perto. Temia as consequências daquele gesto, recordava perfeitamente as palavras duras do Criador… quando lhes havia dito “ vós sois as criaturas mais belas que criei… as únicas a quem dei todas as cores do arco-íris. Podeis fazer o que quiserdes, ir onde vos aprouver, usar e deliciar-vos com tudo o que encontrares. Este lugar é vosso, moldei-o à vossa imagem… e para vos fazer felizes. A única excepção será… o não poderdes voar. Reservei os céus para outras criaturas, a vós concedo-vos tudo o que está abaixo deles “

Pompeu esticou-se um pouco mais, até ao limite.

Abriu as asas – uma e outra vez – ganhando impulso, velocidade, potência.

Sentiu que faltava pouco, faltava muito pouco. Só mais alguns movimentos…

- Pompeu, por favor… não o faças… não… - implorou a companheira.

Mas Pompeu, majestoso de cor e audácia, já não a ouvia. A excitação apoderara-se por completo do seu corpo, inebriava-lhe os sentidos. Voar. Iria voar.

Sentiu que chegara o momento.

Um último batimento de asas e um pequeno impulso final com as patas…

Finalmente…

Um raio ofuscante de luz – talvez sol – cegou-o no mesmo instante em que as patas largaram o solo. Logo de seguida, uma rajada súbita prostrou-o por terra, empurrando-o violentamente contra o tronco da árvore mais próxima.

Pompilia tentou gritar para o companheiro… mas a garganta não lhe obedeceu; um coro de ruídos estranhos encheu os ares, palavras entrecortadas de soluços e lágrimas.

E foi então… que a transformação, lenta e inexorável… se iniciou.

As penas dos dois pavões perderam rapidamente a cor e caíram por terra, o corpo alongou-se, as patas engrossando e ganhando formas estranhas, as asas mudando de aspecto, membros fortes, a cabeça a alargar-se…

“ Deixareis de ser as aves mais belas do universo e transformar-vos-ei em humanos, seres desprovidos de penas e de canto, far-vos-ei caminhar descalços pelos campos para sentirdes as pedras sob os pés… e deixareis de falar a linguagem de todos os seres vivos, sereis surdos aos seus apelos e à sua magia, aprendereis palavras rudes e não… não voltareis a poder tocar o arco-íris “

Demasiado tarde para voltar atrás.

Pompilia ainda tentou chamar o companheiro, mas já nem conseguiu reconhecer o som da sua própria voz.

- Pompeu…

A floresta emudeceu de repente.

As duas figuras humanas continuaram deitadas no chão, repleto de trevos de quatro folhas, imersas num sono profundo.

Quando a noite caísse e o frio as despertasse, um novo mundo e um novo tempo iria começar. E a memória desse lugar longínquo a que chamavam paraíso… perder-se-ia para sempre… restando apenas lampejos soltos durante as noites frias de Inverno…a que chamariam talvez… sonhos.


16 comentários:

  1. Aquele deus não fez bem o seu trabalho.. porque perdemos as penas e as asas, perdemos as cores... mas continuamos tantas vezes a ser pavões .

    Belo texto Rolando

    Jorge

    ResponderEliminar
  2. Não perdemos tudo Rolando, ficou-nos o dom mais precioso...a capacidade de sonhar e podermos voar bem alto,bem longe e até onde nos leve a imaginação.
    Confortemo-nos com esta maravilhosa realidade.
    Beijos
    Manu

    ResponderEliminar
  3. Jorge,
    Tocaste a verdadeira essência... eu não o teria dito melhor. É verdade... retornamos à verdadeira natureza... de ser pavões.

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  4. Manu,

    Sim... o sonhar.
    Deus quer, o Homem sonha, a Obra nasce - assim dizia Pessoa.
    Fica-nos isso... e esta característica única que é podermos rir de nós próprios...

    Beijos, amiga.

    ResponderEliminar
  5. Rolando

    Rir de nós mesmos e rir muito é uma capacidade pouco visto mas tão necessária... :-)

    beijos
    Anne

    ResponderEliminar
  6. Que Pompeu rebelde!! Mas...se não fosse a sua rebeldia não passaria pela experiência de ser humano e essa é uma experiência fantástica, onde se pode voar sim senhor..só que de outra maneira! E esse deus da história é mesmo ilusão, na realidade o nosso verdadeiro Deus está sempre a dar-nos asas para voar e medo é coisa apenas humana - ilusória e egocentrista...portanto o Pompeu tinha razão...vale sempre a pena arriscar...porque quem não arrisca....para terminar: adorei :-)

    ResponderEliminar
  7. Muito bom teu conto, até conseguiste ser elegante, passando toda a culpa da perda dos privilégios para o Pompeu desgraçado e ilibando a Pompilia, neste mito nem houve lugar para um "bode expiatório" como seria a cobra má conselheira LOL.

    Se eu tivesse no lugar do Pompeu fazia a mesma coisa, capacitando nas minhas faculdades de voar porque não ir mais além, com o devido respeito pelo Criador, que se não queria tentações não me tinha dado asas, epa isto é como ter boca e não poder falar... acho que houve um "dedinho" do Criador em proporcionar todas as hipóteses ao Pompeu para se arriscar na tentação, que isolado e sem conselheiro decidiu por ele mesmo e com o mérito de nem ter dado ouvidos ao género feminino, que é extremamente difícil convenhamos :)

    Abraço ^_^

    ResponderEliminar
  8. Gostei imenso da forma como escreves-te a tua história de (Adão e Eva) Sem asas para voar e sem voz para falar, poderá o pobre pelo menos sonhar...?
    _____
    Afinal recomeças-te a escrever faz tempo, não tinha dado por isso, ainda bem que me comentas-te. Assim terei o prazer de te ler de novo.
    Um abraço
    Rosinda

    ResponderEliminar
  9. Hummm.... temos um escritor por aqui. Belo conto. Parabéns !
    Uma boa semana, plena de inspiração.

    ResponderEliminar
  10. Rolando,

    E não é que continuamos os mesmos teimosos de sempre!
    Sempre querendo mais e mais e mais...
    Seria tão bom poder voar, não acha?

    Muito inteligente esta tua história.
    Estou quase acreditando que lá no paraíso, foi exatamente assim, que tudo aconteceu.

    Um abraço, amigo.
    Tenha um lindo dia.

    ResponderEliminar
  11. Anne,

    Rir de nós mesmos... é a capacidade suprema de nos criticarmos... de contemplar os defeitos e pensar... como se é imperfeito.

    Concordas?

    Beijos

    ResponderEliminar
  12. Nenufar... Pois, este Pompeu pomposo... ou talvez dizendo... este humano tão típico...

    Beijos,

    ResponderEliminar
  13. Paulo,

    Gostei do que escreveste, soou-me como Ícaro a justificar-se por tentar tocar o sol... e sim, o supremos desafio está em quebrar todas as barreiras, não é?

    ( E ainda gostei mais da interpretação que colocaste na Pompilia... )


    Um abraço,

    ResponderEliminar
  14. Rosinda,

    Sim, amiga... voltei devagarinho a pegar na caneta e no papel... e a reunir amigos à volta da fogueira. É bom ter-te de volta também.

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  15. Olá Sweet Moments,

    Fico feliz que tenhas gostado... e só desejo que te sintas bem por estas paragens. Volta quando quiseres.

    Tudo de bom para ti,

    ResponderEliminar
  16. Gislene amiga,

    Tentemos sorrir com a ideia de um paraíso cheio de pavões e pavoas... com rostos humanos, claro.

    Beijos

    ResponderEliminar