quinta-feira, 26 de maio de 2011

As 365 palavras




AMOR…PAZ…PROSPERIDADE…

Saúde… onde estava a caixa azul da saúde? Era capaz de jurar aos seus botões que ainda na véspera as ordenara de novo, desta feita por ordem alfabética. Saúde, saúde, letra “S”… essa agora… onde estaria escondida?… ahhh….

Com um suspiro de alívio, pôs-se em bicos de pés, esticando-se toda. Não se lembrava de a ter guardado na última prateleira, mas enfim… o importante era que a encontrara.

Retirou-a do local e pousou-a sobre a mesa do pequeno quarto, há muito transformado em arrecadação. Casas pequenas.

Um dia… vou mesmo ter que pôr alguma ordem nisto… - pensou.

E antes que cedesse à tentação de no imediato arrumar algumas peças de roupa soltas, ou finalmente retirar daquele canto a velha bicicleta de ginástica, abriu o fecho do colar, retirou a medalha e depositou-a apressadamente na pequena caixa azul.

Acto contínuo, pegou numa outra caixa – em tudo idêntica à primeira, excepto na cor – fechou as luzes e rumou à sala.

No fim-de-semana… arrumo tudo no próximo fim-de-semana… - um pensamento promissor, no mínimo.

A caminho da sala, apanhou a chávena de café fumegante, esquecida na cozinha.

Abriu as janelas.

Primavera… finalmente primavera…

Enquanto sorvia o café demasiado quente, ia lançando olhares disfarçados à pequena caixa entreaberta que trouxera da arrecadação; quadrada, de cartão cor-de-rosa, sem laços ou artifícios. O importante… era o seu conteúdo.

Uma medalha, um círculo fino de prata.

Um pequeno círculo de prata… em tudo idêntico aquele que retirara do pescoço, minutos antes, com a palavra “AMOR” gravada.

Colocou-o no pescoço, com a prática adquirida de um gesto tantas e tantas vezes repetido.

AMOR…PAZ…PROSPERIDADE…SAÚDE…ALEGRIA…AMIZADE…ALTRUISMO…GRATIDÃO…FÉ…

Quantas caixas possuía, cada qual contendo um pequeno círculo de prata, com uma palavra escrita? Quantas palavras escritas, quantos pensamentos positivos expressos em letras, em vontade, em actos de fé? Vinte, cinquenta, cem?

Não.

Muito mais que isso.

Exactamente… 365 caixas, cada uma contendo um pequeno círculo de prata, uma palavra de optimismo e gratidão à vida.

HONESTIDADE…PERSEVERANÇA…PAIXÃO…ESPERANÇA…

Um dia, há muito tempo atrás… a sua melhor amiga dissera-lhe:

“ Sabes…creio que andas demasiado triste… e sem razão. A vida é muito mais que as tuas tristezas… porque não tentas transportar contigo as boas ideias, os bons pensamentos? “

O resto… surgira naturalmente, em conversa ao serão, numa noite de Inverno. Alguns cálices de vinho do Porto depois, a ideia transformara-se num projecto, e de projecto a realidade…

No seu 40º aniversário… comprou um fio de prata, o mais fino, barato e simples que encontrou. E no mesmo dia, o primeiro circulo de prata.

Ali gravou a primeira palavra, já sabendo antecipadamente que em muitos dias usaria penduradas no fio de prata não uma, mas duas ou mais medalhas.

AMOR

Fora a primeira palavra gravada, a primeira das 365 que laboriosamente gravara, depois de muitas noites a escolher, seleccionar, separar. Nunca imaginara que o vocabulário pudesse albergar tantas palavras esquecidas de boas intenções.

Sorriu.

Amanhã… usarei a PROSPERIDADE… dava-me jeito uma ajuda…para reformar a casa, talvez uns sofás novos… e o AMOR, claro… sempre o amor…

9 comentários:

  1. Lindo, simplesmente lindo!

    Dizem que a fé é que nos salva e eu acredito sim mas na fé em nós mesmos!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Sempre o AMOR...concordo!!...Depois é só escolher outras palavrinhas, consoante os caminhos que percorremos, as estradas convém terem placas animadoras, reconfortantes, motivadoras e esperançosas, caso contrário, mais vale ficar fechada numa dessas caixas, com uma etiqueta por fora a dizer: contém lixo!!

    Rolando, a tua escrita está diferente, encontro tanta força nela, tanta esperança, tanta fé, tanta generosidade, tanto AMOR!!...Estás com um espírito mais grato, mais consciente, mais honesto contigo próprio, mais real..estou maravilhada contigo amigo!!...Surpreendes-me sempre nos teus textos, contos, histórias..como lhes queiras chamar, para mim serão sempre fábulas!!...

    Beijokas
    Adoro-te pá!!
    És terrívelmente inspirador
    Essa caixinha que tens mesmo na tua frente, sim...essa mesmo, de cor vermelha, andas sempre com ela, nunca a percas, ela faz parte de ti. A medalinha diz:PAIXÃO
    É tão bonita!!..:)

    ResponderEliminar
  3. Eu também começava pelo amor. Lindo o texto.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Abre todos os dias uma caixinha, escolhe a que contiver as mais gratas recordações ou o mais recôndito dos sonhos, mas a do amor, essa mantem-na sempre aberta, só ela pode fazer com que vivas todas as outras coisa que ambicionas.
    Hoje escolheste a prosperidade, mistura-lhe uns pozinhos da caixinha do amor e vê-la-ás surgir replandescente em cada momento da tua vida.
    Ah...não te esqueças da fé.

    Beijos
    Manu

    ResponderEliminar
  5. A primeira escolha é a mola real da vida!

    ResponderEliminar
  6. LINDOOOOOOOOOOOOOOOOO....AMEI.

    AMIGO AQUI A JE, USA UMAS GAVETAS NO LADO ESQUERDO, ASSIM SÃO COMPANHIAS PERMANENTES,E COMO O TEMPO VOA,É MAIS RÁPIDO PARA MIM, TENHO É UM PROBLEMA A GAVETA DO S...É MUITO TEIMOSA E NÃO QUER ABRIR, COMO SOU TEIMOSA Q.B.,E ESTAMOS NA ÉPOCA DOS RENASCIMENTOS, NEM QUE SEJA PELA METADE ELA VAI TER QUE ABRIR...ÉHÉHÉHÉH

    BJS. COM TODAS AS CORES DO ARCO-ÍRIS E BOM DOMINGO.

    ResponderEliminar
  7. Não é meu hábito comentar comentários, às vezes (na maior parte das vezes) não os leio. Estava eu de caminho da minha caminha para dormir, que estou podre de cansada, quando repousei os meus olhos no teu texto e depois no cometário da Libel...acho-a com tanta, mas tanta razão e sei que sabes disso!! Faço minhas as palavras tão acertadas da Libel e orgulho-me do teu "crescimento", orgulho-me de ser tua amiga (ainda que pequenina, um nadinha :-)) e mesmo nem sempre comentando, nem sempre vindo aqui é bom que saibas que as tuas palavras tocam-me, os teus textos estão cada vez mais sublimes...cristalinos, tal como tu estás a ficar...e isso, deixa-me muito orguhosa e feliz!! Beijoca grande ...e essa tal amiga do personagem do teu texto (a "melhor amiga" - que inveja, hehehee) é sábia, porque é mesmo assim, em vez de andarmos caídos pelos cantos podemos reverter o sentido, as palavras amargas podem tornar-se doces, fortes e poderosas até...assim deixo algumas...TRANQUILIDADE, SERENIDADE, ALEGRIA, FELICIDADE, MARAVILHA, DOçURA e CANDURA com MUITO-AMOR... PLIMM.

    ResponderEliminar
  8. Obrigado Nenúfar, fico feliz por saber que as minhas palavras dirigidas a este meu querido amigo fizeram eco, alguém as sente também, é muito bom constatar que os nossos sentires, não são apenas fruto da imaginação, mas sim de algo muito mais forte e poderoso: do nosso coração!!...e esse nunca me engana.

    Beijinhos

    p.s. Esse meu amigo é um sortudo!!...começando por ti ..Nenúfar..

    ResponderEliminar
  9. Libel: como tens razão!! Obrigada a ti por escreveres coisas que realmente são do coração - logo as mais verdadeiras!! E já agora...o meu filho só foi para a cozinha naquele dia!! Não é habitual, mas pode ser que ele queira repetir a experiência (ehhehehe) beijinho (desculpa Rolando este pequeno "intervalo").

    ResponderEliminar