quinta-feira, 24 de março de 2011

Segundo acto - Uma história invulgar

( Pintura de Joanna Misztal )


Segundo acto

Pois… é verdade, Teodoro e Margarida encontraram-se. E mais do que isso… completaram-se, num estranho desígnio intraduzível por palavras. Como ele – tão hábil com as palavras – gostava de repetir… “ela era a mais improvável companhia que ele poderia encontrar e no entanto… os dias perdiam absurdamente o sentido sem ela por perto”.

Margarida sorria, embalada pelas palavras. Coloria-lhe os poemas, numa conjugação perfeita daquilo que ele pensara escrever e só disfarçara em estrofes rimadas.

Talvez que afinal… as pinturas e as palavras se completassem, porque não?

Um dia, ela desenhou a silhueta fugaz de uma mulher, carregando um cântaro sobre a cabeça, quase um pequeno ponto escuro, numa tela colorida de cor-de-laranja. E enquanto hesitava sobre o fundo e os pormenores para completar a obra, ele acercou-se de mansinho e murmurou-lhe ao ouvido “ deixa assim… ela está no deserto, não está? O deserto é assim… “

E ela sentiu-se lida na alma, como se os pensamentos entre os dois fossem cristalinos, transparentes.

O tempo passou. Não interessa quanto.

Mas passou.

Um dia, sem aviso prévio… separaram-se. A desconfiança instalara-se entre os dois; ela sentia uma espada em cada palavra que ele escrevia, ele sentia o ardor do ciúme em cada rosto que ela desenhava.

Os pensamentos – antes transparentes – criaram lodo e odor fétido, escorrendo em palavras gastas, repetidas, ofensivas, dilacerantes.

Será assim que se perde o paraíso?

Quando simplesmente se deixa de acreditar … que ele existe?

O certo é que as nossas duas personagens deixaram de acreditar; no paraíso, no amor, na confiança, nelas próprias.

E como querubins expulsos do jardim celestial, viraram-se costas e fugiram, cada qual para seu canto do mundo, na esperança vã de procurar um novo paraíso.

E mais uma vez… o tempo continuou a passar.

Desta vez… de uma forma estranhamente lenta, como se até ele se recusasse a contribuir para aquele aumentar da distância entre os dois.

Não, dirão vocês… mas afinal a história é banal… tantos e tantos casos de pretensas almas gémeas que se encontram e quase completam… para logo depois se voltarem a separar. É a vida, o simples decurso normal dos dias, a insustentável leveza do ser, como diria o escritor…

E têm razão… ou melhor, teriam razão… se a história terminasse aqui.

Mas não termina, este foi simplesmente… o segundo acto.

E ainda falta o último erguer do pano… e o desenlace final.



4 comentários:

  1. "E ela sentiu-se lida na alma, como se os pensamentos entre os dois fossem cristalinos, transparentes."..linda esta frase!! E estamos desejosos, já, ansiosos pelo erguer do pano..e o desenlace final..por favor não nos faças esperar muito tempo heheheh. Bjs

    ResponderEliminar
  2. Isto promete. Será que depois de fazerem uma viagem ao seu interior percebem que aquele acaso inicial não é um acaso e são mesmo almas gémeas?
    Espero para ver como termina. :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Rolando,


    Não nos frustre! Coloque alegria e felicidade na imaginação do talentoso escritor e nos devolva à realidade pintando as letras com as cores dos nossos desejos: final feliz para uma história de amor tão bonita e bem escrita.

    Quando as palavras têm força os nossos sonhos ganham vida. Espero o terceiro acto com ansiedade. Bjs

    ResponderEliminar
  4. Bem... vou ficar à espera!
    Mas até agora iria concordar com o pretenso final!!

    ResponderEliminar